Lendas Urbanas: Pocong


Experimente um frio correr através de sua coluna vertebral enquanto lê a história por trás desta lenda urbana, que fala de uma alma perdida que se transformou em um verdadeiro demônio após sofrer as consequências do não desligamento de seu espírito. (Leia mais)

Um Pocong é um fantasma da Indonésia/Malásia, que é dito como sendo a alma de uma pessoa morta presa em sua mortalha. Conhecido em seus países de origem como "Kain Kafan", o sudário é um tecido usado durante um período pré-estabelecido em funerais islâmicos para envolver o corpo do falecido. O cadáver á coberto neste tecido branco, que é amarrado na cabeça, nos pés e no pescoço.

De acordo com as crenças tradicionais, a alma da pessoa morta fica na terra por 40 dias após a morte. Após esse tempo, a família do falecido deve desatar as amarras do sudário e quando esses laços não são liberados, dizem que o corpo salta de sua sepultura para alertar as pessoas de que o ritual não foi concluído. Depois que os laços são desfeitos, a alma deixa a terra e nunca mais aparece. Por causa do laço sob os pés, o fantasma não pode caminhar, por esse motivo, é visto comumente "deslisando" sobre o chão ou pulando.

Veja alguns vídeos atribuídos às aparições reais do Pocong:




Esta espécie de entidade não é uma única alma, mas sim várias, que foram esquecidas ou ignoradas por suas famílias ou enterradas como indigentes. Há inúmeros relatos, vídeos e fotos destes fantasmas. Veja algumas fotos da entidade.




Pocongs muitas vezes aparecem em filmes baseados em religião ou seriados de TV. No início de 2000 (década), estações de TV na Indonésia pretendia capturar aparições de fantasmas com suas câmeras e colocar os registros em um programa específico. Nestes programas, as aparições de Pocong poderia ser visto muito frequentemente, juntamente com o kuntilanak (outro fantasma da Indonésia/Malásia). Houve também um filme Pocong (2006), dirigido por Rudy Soedjarwo, que foi proibido e censurado em versões francesa e alemã de DVD devido às cenas perturbadoras e assustadoras. Não muito tempo depois de ter sido banido, o diretor criou uma sequela menos horrível, mas sobre a mesma história, Pocong 2 (2006). Outros títulos Pocong 3 (2007), The Real Pocong (2009), 40 Hari Bangkitnya Pocong (2008 ) foram introduzidos na série de filmes nos cinemas na Indonésia.

O filme Pocong Jumat Kliwon, dirigido por Nayato Fio Nuala, começou uma tendência de horror comédia em filmes sobre o Pocong. Em 2011 Poconggg Juga Pocong, um novo horror-comédia com Pocong, foi feita pela diretora Chiska Doppert, ex-sócia de Nayato. Outros filmes recentes que caracterizam Pocong são Sumpah, (INI) Pocong! (2009), Pocong Setan Jompo (2009) e Kepergok Pocong (2011).

Assista a esta curta-metragem sobre o fantasma assustador e o que poderia acontecer a uma pessoa que fosse alcançada por ele!


E para finalizar, alguns desenhos bem legais que achei por aí.














Fonte: Wikipedia. YouTube. Google Imagens.

Comentários